Assim Planos de Saúde

Planos de Saúde Assim

Assim - Notícias e Dicas de Saúde

07/02/2012 - O poder da soja!

Experimente fazer uma pesquisa sobre qual ingrediente aparece com mais freqüência nos atuais modelos de alimentação saudável, e você inevitavelmente vai obter como resposta: "soja". Pois a conclusão seria bem parecida se a gente retrocedesse pelo menos 5.000 anos até a antiga China, onde se originou esse grão pertencente à família das leguminosas (a mesma do feijão, da ervilha).

Mas embora desde aquela época os chineses já a considerassem uma semente sagrada, a soja só foi conquistar o mundo ocidental no início do século XX, para se transformar na estrela do que os nutricionistas batizaram de alimentos funcionais.

Alimento funcional é aquele que, além das funções nutricionais básicas, traz benefícios para a saúde, reduzindo, por exemplo, o risco de doenças crônicas e degenerativas.

Uma das bases da alimentação no mundo oriental, a soja ganhou esse cartaz a partir da constatação de que ali a inci- dência de alguns tipos de câncer, como os de mama, colo de útero e próstata, e de doenças cardiovasculares era (como ainda é) bem menor do que a registrada nos países ocidentais. Em seguida, os cientistas notaram que no grupo dos descendentes de orientais que emigraram para o Ocidente - adotando novos hábitos alimentares - a incidência dessas doenças passou a se igualar à da população ocidental.

Proteinas e isoflavonas

A soja é bastante rica em proteínas de boa qualidade. E sabe-se que as proteínas de origem vegetal ajudam o organismo a reduzir o mau colesterol (LDL), cujo excesso pode causar problemas cardiovasculares. Além disso, também possui boas quantidades de isoflavonas, compostos químicos vegetais que podem limitar não apenas os distúrbios cardiovasculares como também a incidência de alguns tipos de câncer. A soja é rica, ainda, em minerais (cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio e manganês), vitaminas do complexo B e fibras.

alimentos com soja Baseada em todas essas informações, a FDA (Food and Drugs Adminisrration), órgão que regulamenta a produção de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, passou a recomendar a ingestão diária de 25 gramas de proteína de soja, algo como 60 gramas de grãos torrados.

Os derivados e os usos

A soja pode ser encontrada de diversas maneiras: na vagem fresca, em grãos secos ou na forma de farinha. Há ainda os alimentos já processados, como o "leite", o "queijo" (tofu), a pasta (missó) e o molho (shoyu).

Você tem vários meios de enriquecer seu cardápio com soja - por exemplo, preparando-a como se fosse feijão ou utilizando-a em saladas. Se quiser receitas completas, acesse já o Portal Cozinha NESTLÉ (www.nestle.com. br/cozinha) e, no campo "O que você tem em casa?", digite "soja".

Aproveite nossas sugestões e faça um brinde você também a toda essa riqueza e variedade!

Veja também:  Notícias e Dicas de Saúde

Início  |  Empresa  |  Rede  |  Topo